Levantamento dos registros de visitantes ao Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde de Batatais
- Detur Batatais
- 2 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Levantamento dos registros de visitantes ao Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde de Batatais, em 2023, revelam que, exatamente, passaram pela igreja, que abriga o maior acervo de obras sacras do pintor Cândido Portinari do mundo, representantes de 11 países diferentes, com destaque para Estados Unidos, Espanha, Argentina e Chile. Do nosso país, foram contabilizados registros de cidadãos de 69 cidades de diversos estados da federação e 93 cidades paulistas. Foram centenas de turistas de São Paulo capital e de cidades mineiras, como Uberlândia e Uberaba, por exemplo. Municípios bem distantes, como João Pessoa, na Paraíba; Sorriso, Mato Grosso e de Brasília, Distrito Federal, também tiveram representantes conhecendo o templo que é impressionante, pela arquitetura e pelo conjunto majestoso, com todas as obras de arte expostas.
A igreja batataense, em sua forma atual, foi iniciada em 1928, sob a direção do arquiteto italiano Júlio Latini em estilo neo-clássico, que contratou o engenheiro e arquiteto italiano Carlos Zamboni para execução da obra, que foi concluída em 1953. O destaque especial vai para o altar-mor, verdadeiro monumento à iconografia universal do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, pintada por Cândido Portinari, assim como um acervo de 21 telas do artista.
Para a Administração Municipal, é motivo de alegria e satisfação poder constatar o número representativo de turistas que passaram pela igreja no ano passado, o que deve aumentar ainda mais, com a Praça Cônego Joaquim Alves sendo totalmente revitalizada. "É um conjunto harmonioso e de extremo valor. A praça, que agora tem o calçadão em frente ao Santuário, valoriza ainda mais o nosso principal cartão postal. Aproveitamos para convidar para que visitem nossos demais atrativos culturais e naturais, destacando o turismo rural, que cresce a cada dia, além dos nossos eventos durante todo o ano”, destaca a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Comentários